“O que tornou a Sociologia tremendamente excitante para mim foi o fato de que […] a pesquisa era derivada da vida, e não o contrário”.
Margarete Freudenthal

1894-1984, Alemanha

Faça uma busca no site

Catálogo de Autoras

Consulte verbetes sobre autoras pioneiras da sociologia.
Saiba mais

Catálogo de Obras

Consulte verbetes sobre as obras das pioneiras da sociologia.
Saiba mais

Blog

Leia textos exclusivos no blog do projeto, elaborados pela equipe e convidadas.
Saiba mais

Biblioteca Digital

Acesse artigos, livros, vídeos e podcasts produzidos por pessoas da equipe.
Saiba mais

A Equipe

Conheça a equipe responsável, incluindo pesquisadoras, bolsistas e colaboradoras.
Saiba mais

Redes Sociais

Acompanhe as redes sociais do projeto IARA: Instagram, Goodreads e Youtube.

O Projeto

O que é?

O projeto IARA – Atlas das Pioneiras da Sociologia é uma plataforma digital criada para organizar e apresentar o trabalho de autoras que contribuíram para a sociologia em seu período formativo. O seu objetivo central é ser um recurso de referência para o estudo e a pesquisa da história da disciplina e do seu desenvolvimento teórico, com ênfase no final do século XIX e início do século XX.

Fundamentação teórica

O fundamento teórico do projeto IARA reside na ideia de “polifonia“, um contraponto ao conceito de um “cânone” fechado. Em vez de uma lista restrita de clássicos, o projeto propõe um modelo no qual múltiplas vozes teóricas coexistem e dialogam, enriquecendo a compreensão da história da disciplina e a própria teoria social.

O projeto se baseia na sociologia das ideias, que trata as obras selecionadas como objetos de estudo em si, mas sempre em seu contexto histórico, com o cuidado para não confundir ou trocar o estudo das ideias com a investigação de processos sociais.

O projeto se dedica à reconstrução dos argumentos das autoras sobre temas centrais da sociologia e das trajetórias dessas pensadoras, utilizando suas autobiografias, diários e correspondências para compreender as parcerias intelectuais e as condições de produção e publicação de suas obras.

Essa combinação de análise textual e contextualização histórica constitui o esforço de “cartografia” que define o projeto: um mapa que traça as conexões entre as ideias, as autoras e seus respectivos mundos.

Resultados

O resultado prático desses esforços é um repositório digital de acesso aberto. A plataforma foi projetada para reunir de forma organizada os produtos da pesquisa, como perfis biográficos, análises detalhadas das obras, traduções de textos e outros materiais didáticos de apoio.

Dessa forma, o projeto visa oferecer uma ferramenta de trabalho para estudantes, professores e pesquisadores, facilitando o acesso a um conjunto de fontes e análises que contribuem para uma compreensão mais ampla e aprofundada da história da sociologia – e das suas participantes.

Apoios e financiamentos

Financiamentos

O projeto é uma iniciativa de docentes e pesquisadoras de instituições do ensino médio e superior, sem fins lucrativos, e conta com financiamento da FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Instituições envolvidas

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal Fluminense (UFF)

Equipe

O projeto é desenvolvido por docentes, discentes bolsistas e colaboradoras eventuais. Para nos conhecer, visite a página Equipe.

Translate »